Capital brasileira vai enterrar fios de internet para deixar cidade mais bonita
A paisagem urbana do centro histórico do Recife (PE) vai passar por uma transformação visual nos próximos meses. Isso porque uma nova lei sancionada pela prefeitura da cidade prev…

A paisagem urbana do centro histórico do Recife (PE) vai passar por uma transformação visual nos próximos meses. Isso porque uma nova lei sancionada pela prefeitura da cidade prevê a transferência para o subsolo da infraestrutura de telecomunicações na região conhecida como Recife Antigo.
A nova regra foi estabelecida pela Lei Municipal nº 19.516, publicada no Diário Oficial da Prefeitura do Recife no dia 18 de junho. O objetivo da legislação é reduzir a poluição visual e proteger a paisagem arquitetônica do sítio histórico.
A norma determina que a infraestrutura aérea de telecomunicações seja transferida para o subsolo até janeiro de 2027. O foco principal dessa primeira fase é a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Bairro do Recife, e as operadoras deverão utilizar galerias subterrâneas já implantadas previamente pelo município.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
A rede principal de dutos conta com cerca de 1,96 km de extensão, com uma infraestrutura secundária que soma aproximadamente 1,99 km.
Plano de transição da fiação
A nova legislação determina que as cerca de 20 empresas de telecomunicações que prestam serviços na região e possuem infraestrutura aérea devem participar do processo de transição. Uma vez notificadas pela prefeitura, essas companhias terão um prazo de 30 dias para apresentar um plano de adequação.
O documento em questão deve detalhar o planejamento de migração da infraestrutura aérea para as galerias subterrâneas existentes. Essa transição deve acontecer gradualmente e de forma a não impactar os serviços de internet e telefonia da população da região.
A lei estabelece ainda que as companhias terão de remover a fiação aérea desativada, retirar os equipamentos inutilizados dos postes e realizar a identificação das redes instaladas no subsolo.
Vale pontuar que o uso de galerias subterrâneas para a instalação de redes de telecomunicações no Recife Antigo não é uma novidade na capital pernambucana. A Avenida Rio Branco, bem como o Pátio de São Pedro e a Rua Barão Rodrigues Mendes, também já contam com cabos subterrâneos.
O Sítio Histórico de Olinda também terá a sua paisagem preservada, uma vez que a TIM vai instalar "antenas camufladas" em prédios da região.
Leia a matéria no Canaltech.
