Por que o novo Steam Machine custa US$ 1.049 e não tem subsídio da Valve?
Todos sabiam que o Steam Machine seria caro, mas o preço de US$ 1.049 assustou muita gente . O anúncio do valor nesta segunda-feira (22) teve um impacto forte na indústria e troux…

Todos sabiam que o Steam Machine seria caro, mas o preço de US$ 1.049 assustou muita gente. O anúncio do valor nesta segunda-feira (22) teve um impacto forte na indústria e trouxe diversas questões — como a precificação e o subsídio da Valve.
- 12 erros comuns de quem monta o primeiro PC gamer
- Como era o mundo dos games na última vez que o Brasil ganhou a Copa
Na verdade, a companhia pensa de forma diferente de outras como Sony, Microsoft e Nintendo. Estas vendem videogame mais barato, já que a compensação virá com o lucro dos softwares criados pelos seus estúdios. Para o engenheiro Pierre-Loup Griffais, não é da mesma forma para eles:
“Entendemos que os preços altos são menos acessíveis ao público. Estamos mais agressivos agora, tentando nos aproximar ao máximo do custo atual das partes que enviaremos. Porém, é importante lembrar que o hardware da Valve é um programa autossustentável, não subsidiado pela venda de softwares”, afirmou.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Na prática, não há forma de reduzir o preço do console para “ganhar” nos games. Ainda que isso fosse aplicado de algum modo na sua loja digital, afastaria tanto o público que está de olho no Steam Machine quanto aqueles que continuarão a jogar apenas nos PCs.
Subsídio do Steam Machine não é possível
Ainda que existam vários rumores de que a Valve subsidiou o Steam Deck, com os lucros obtidos pelas vendas da plataforma digital, Griffais nega e afirma que isso não é possível nem com o console portátil ou com o seu novo dispositivo.
Porém, ele reforça que eles sempre se mantiveram próximos ao custo dos componentes para estabelecer um preço adequado aos consumidores.
“Se você vir certos produtos, em determinado momento, pode estar abaixo ou acima do custo por uma margem pequena. Acho que existem comentários que fizemos sobre isso antes, sabe, de que o processo é mais difícil e de que tentamos chegar ao máximo perto dos custos. Será o mesmo caso do Steam Machine, certo?”, conclui o engenheiro.
Afinal de contas, por que o console é tão caro? Pela escassez de hardware, provocada pela alta demanda de data centers de inteligência artificial, os preços de memória RAM, armazenamento e diversos componentes têm aumentado cada vez mais.
Em outras palavras, o valor dele é de US$ 1.049 por ter um custo elevado para a sua produção. Se todos os chips vão para a IA, o que sobra se torna “raro”, portanto, gera uma demanda maior — o que, automaticamente, torna seus preços mais agressivos.
Como a Valve não trabalha com subsídio, que é reduzir de um lado para compensar do outro, o videogame precisa ser autossustentável. Ele precisa gerar lucros, nem que sejam mínimos, para se pagar e possibilitar a produção de outros.
Quando essa escassez chegar ao fim, é possível que os valores sejam reduzidos e ele se torne mais acessível. No entanto, a “melhor das previsões” aponta que devemos esperar para ver isso de 2028 em diante.
Enquanto isso, o FSR 4.1 é vazado pela Valve e comunidade já testa em GPUs Radeon RX 7000 e 6000.
Leia a matéria no Canaltech.
